top of page

Os Benefícios da Cúrcuma

  • Raul Xavier
  • 24 de jul. de 2019
  • 1 min de leitura

Atualizado: 17 de dez. de 2019



Toda semana abordaremos no blogtemas diversos relacionados à saúde e nutrição. Hoje o assunto é: Os Benefícios da Cúrcuma.


VOCÊ SABIA?


A Cúrcuma é uma substância muito antiga, usada como planta medicinal desde o século I. Os curcuminoides presentes na cúrcuma (açafrão da terra), possuem diversos efeitos contra doenças como: câncer, doenças cardiovasculares, diabetes, artrite, doenças neurológicas e seu potencial efeito antioxidante aliado a todas essas enfermidades também.

Apesar de todos esses benefícios, a biodisponibilidade do composto é baixa e, para melhorar essa absorção, devemos anotar algumas dicas:


– A cúrcuma associada com a pimenta preta (do reino) aumenta a absorção. Já existe no mercado produtos em pó com os dois compostos.

– É uma substância lipossolúvel, ou seja, se liga facilmente as gorduras. Consumi-la, juntamente com alimentos fontes, como: azeite, manteiga, óleo de coco e abacate, por exemplo, seria a melhor opção.


Sugestão de Vitamina:

– 1/2 abacate

– 150ml de leite

– 1 colher de chá de Cúrcuma com pimenta preta

– Bater os ingredientes no liquidificador

Você pode colocar a cúrcuma em qualquer preparação salgada também.


Observações:

Todos os efeitos medicinais citados observados em estudos foram obtidos com extratos concentrados de curcumina, ou seja, o princípio ativo da cúrcuma.


Para conseguir cerca de 1g de curcumina, seriam necessárias 3 colheres de sopa de cúrcuma em pó por dia, algo não muito palatável devido ao gosto intenso.


Existem no mercado produtos concentrados que trariam esses benefícios com uma quantidade menor e possível de ingerir.


Procure sempre um nutricionista para auxiliá-lo.


Bruna Mambrini (@nutri.mambrini)

Nutricionista graduada pela UNESP – CRN: 52288

Commentaires


bottom of page